ciumes e como lidar com ele

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
É verdade que sentir amor é sempre a melhor experiência de todas, mas esta experiência torna-se "chata" quando o teu namorado/a se torna ciumento. Considerado como um caso sério na relação, os ciumes se não são tratados como deve ser, poderão arruinar uma relação. Portanto, é melhor saberes formas de como lidar com os ciumes do teu companheiro/a ou até mesmo de ti.
Quando sentires o/a teu/tua namorado/a a começar a ficar ciumento ou com inveja, primeiro, tenta identificar a causa de ela/ele ficar ciumento. Lembra-te, para pessoas diferentes, situações diferentes podem resultar em ciumes. Por isso, entender realmente a causa para os seus ciumes, é essencial para salvar a relação.
Insegurança, Controlo e Sentir-se Inferior, são as três principais causas que podem criar ciumes ao teu namorado/a. Em muitos casos, o parceiro simplesmente começa a sentir-se inseguro quando sente que ela/ele lhe começa a dar menos tempo ou atenção. Algumas vezes o namorado começa a sentir que ela/ele não merecem estar contigo por se aceitarem (a eles) e questionam o facto de se são ou não bons para ti. Enquanto, que na maioria dos namorados/as começa a sentir ciumes/inveja por serem "controladores" e a sentir que o seu parceiro anda a ver outra pessoa ou a estar com outra pessoa, não te querendo perder.
Então, para lidar com os ciumes dele ou dela, tenta descobrir quais das causas mencionadas a cima está ele/ela. Depois, quando encontrares a causa, tenta ser honesta/o contigo e com o teu parceiro e conta-lhe e conforta-o de que não é preciso ele ter ciumes, sentir-se mal, ou ser controlador, quando estás ou não com ele.
Fala com o teu namorado/a sobre as suas/tuas inseguranças e os seus receios.
Ajuda quando um/a namorado/a ciumento sabe que pode falar com alguém sobre os seus sentimentos; Irás (tenta) ouvir os medos e ansiedades do teu companheiro e tentar entender de onde é que vêm.

Tenta não dispensares ou não ligar aos sentimentos do teu namorado/a (ex, “Outra vez não… Tu és parvo… De onde é que vem isso? Nem vou comentar... Pára de falar nisso... Não percebes nada... Está bem...”). Não ligar aos seus sentimentos, só vai fazer com que a pessoa se sinta ainda pior e mal entendida e não irá ajudar nada a resolver o problema, e mostra que não queres saber dele para nada nem respeitar nem ouvir os seus sentimentos. O amor é compreensão mutua e respeito assim como ouvir e falar com a pessoa que se ama.

pesquisa feita por Karen

0 comentários:

Postar um comentário