primeiro emprego?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O primeiro emprego ajuda você a treinar as habilidades que serào necessárias para se dar bem na sua profissão, seja ela qual for. Isso sem falar no barato de ter um salário pra chamar de seu! Então?! tá esperando o quê pra garantir uma vaguinha?


Final de ano é uma época privilegiada para quem quer descolar um emprego, ainda que temporário. É nesse momento que as vagas na área comercial e nos postos ligados ao Turismo e ao Entretenimento costumam bombar.
Também é a partir do segundo semestre que grandes empresas iniciam seus processos para a contratação de trainees e estagiários, selecionando candidatos que já estejam com curso técnico ou de formação superior em andamento. Por isso, se você anda sonhando como uma oportunidade dessas, melhor começar a correr atrás já, agora, pra ontem!
2º passo: preparar um bom currículo
Essa é uma das etapas mais importantes para conseguir a sua tão sonhada oportunidade no mercado. Algumas orientações de quem entende do babado, para elaborar o seu:
NÃO ADIANTA ENCHER A PÁGINA DE FRUFRUS E ESQUECER O ESSENCIAL, QUE PODE SER ORGANIZADO EM TÓPICOS:
1 dados pessoais - nome, idade, endereço, telefones e um e-mail que abra sempre.
2 área de interesse - onde você informa a oportunidade que está buscando, de preferência, sem citar o cargo que deseja. Isso, a menos que haja uma vaga específica.
3 formação acadêmica - a partir do ensino médio e começando pelo mais recente.
4 experiência profissional - com nome da empresa, datas de entrada e saída e os cargos que teve em cada uma, organizando também da experiência mais recente para a mais antiga. Agora, se você nunca tiver trabalhado, pode destacar viagens que fez ao exterior, trabalhos voluntários ou mesmo atividades interessantes das quais tenha participado no colégio e outros eventos em que pôde desenvolver habilidades específicas.

5 informações complementares - atividades extracurriculares, aulas de informática e idiomas, por exemplo.
1º passo: definir o tipo de atividade que tem mais a ver com você


Se detesta criança, trabalhar como monitora de um buffet infantil não rola. Agora, se curte moda, pode começar a vida profissional como balconista de uma loja. O mais importante é ter em mente a atividade que gostaria de realizar, e as funções que deverá desempenhar.
"Mesmo um emprego temporário deve ser valorizado. Isso porque, em futuras entrevistas, você poderá contar que já teve uma pequena experiência. E isso é muito melhor do que dizer que nunca trabalhou", ensina Renato Grinberg, especialista em mercado de trabalho e diretor do portal Trabalhando.com.br.
E completa: "Em qualquer vaga, é possível treinar habilidades como a capacidade de resolver problemas, lidar com clientes, entre outras", diz o expert.
É também nessa primeira experiência que você vai começar a lidar com horários rígidos, chefes, colegas de profissão e rotinas administrativas que são comuns a quase todas as funções, independente da área.
"É muito legal ter grana para gastar com o que bem entender"
* Os números do seu RG e CPF não precisam constar do currículo;
* Nada de mandar foto anexada, a menos que a empresa solicite e a vaga justifique - uma oportunidade na área de moda, por exemplo, pode exigir que se preencham determinados requisitos quanto à aparência. Mesmo assim, todo cuidado é pouco na hora de selecionar a imagem que vai enviar: guarde aquelas em que aparece com pouca roupa, superproduzida, em festas ou viagens. Mande uma foto basiquinha, tirada em fundo branco e, de preferência, com uma roupa mais formal;
* O currículo deve ter, no máximo, duas páginas. Portanto, se for preciso, resuma o seu texto.
* Datar ou assinar o documento está por fora. Não entre nessa.
Aumente suas chances
Algumas habilidades fazem a diferença em qualquer área e podem colocá-la à frente de muitos outros candidatos. Então, vale a pena se preparar!
* Os conhecimentos de informática são essenciais. Mas não adianta dominar só as ferramentas das redes sociais, tipo MSN e Orkut. "É fundamental saber operar programas de uso administrativo, de planilha e texto, por exemplo", alerta Jaqueline Mascarenhas, coordenadora do Ibmec Carreiras.
* Leitura e boa redação também são indispensáveis. Por isso, uma dica é tentar ler mais, e até aprimorar essas habilidades em um curso específico.
* Se você for muito tímida, aqui está mais um motivo para tentar trabalhar essa característica: tenha certeza de que a sua habilidade para comunicar-se e para interagir com outros colegas também será avaliada nas entrevistas.
* Atualmente, existem vários cursos de curta duração que proporcionam qualificação técnica e abrem oportunidades quase que imediatas de trabalho. Pesquise se na sua área de interesse há algo mais específico.
* "O profissional que está sempre atualizado e que é pró-ativo - aquele que não espera ser mandado para agir - é o que vai se destacar no mercado", conclui Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br.
 
pesquiza feita por Karen
claro, isso vale para todas 
as áreas.

0 comentários:

Postar um comentário